Visitas


Contador gratuito

terça-feira, 7 de maio de 2013

Uma viagem pelas vilas...

Sempre que temos contribuições aqui pelo nosso blog  fico extremamente feliz pois é sinal de que fiz a coisa certa  e todo esforço por manter esse espaço tem sido reconhecido!!! Grata por todos que aqui entram e deixam seu carinho , seus comentários , mandam fotos por email ou mesmo deixam que publiquemos suas preciosidades por aqui , sempre muito grata mesmo!!!!Sempre que posso entro lá pelo nosso email de contato ( tucuruiforever@gmail.com) e por vezes acabo por encontrar boas surpresas e dessa vez achei essa contribuição super bacana do André Silva , que aliás já se sinta muito bem vindo,  e  agora passo a palavra a ele:


" Primeiro queria parabenizar a você Isis pela excelente idéia de criar este blog.
 Eu me chamo “Branco” (apelido dos tempos de escola), descobri o blog a pouco tempo, confesso que fiquei bastante impressionado com tantas fotografias antigas que foram postadas, apesar de não ter reconhecido ninguém. 
Morei em Tucuruí durante muito tempo, e mudei de lá em 2006, mas sempre que posso dou um pulinho lá pra rever amigos e parentes. Morei na Vila Permanente nas ruas Itaipú, salinopólis, e na Vila Tropical nas ruas Tapajós, Japurá, entre outras... 
Recordo bem do inicio dos anos 90 quando brincava com a molecada de futebol no meio da rua, os passeios pelo centro comercial, os bate papos até altas horas da noite no balão da rua, os finais de semana no CRA, que hoje se chama Aseel, telefonar para os parentes no orelhão da Telepará, as festinhas de São João nos mês de julho no pátio da igreja,  enfim são muitas recordações que tenho daquele lugar....
Infelizmente uma parte daquele tempo foi perdido. As Vilas Temporárias I e II não existem mais, foram destruídas nos anos 90 por causa das péssimas condições em que se encontravam, já que as mesmas tinham muitos detalhes em madeira e os cupins e ratos estavam “invadindo as casas “, além destes, outros problemas de infra - estruturas apareceram no decorrer do tempo. As casas já não ofereciam mais segurança e conforto, precisaram ser destruídas. Hoje no local encontram-se apenas a vegetação rasteira, mas ainda é possível ver as ruas e os baldrames das casas no meio do mato.
A Tropical ficou abandonada durante muito tempo, eu me lembro que as vezes junto com alguns amigos “íamos até lá pra pegar jambo no pé”, era tudo deserto e o cenário era igual de filme de terror, tudo abandonado e as ruas cobertas de folhas que caiam das muitas arvores que tinha ali, e além disso não se via ninguém, nem carro passava  por lá. Quando algum dos moleque gritava um eco muito forte emanava das casas abandonadas. A gente disputava pra ver quem gritava mais alto.
Felizmente no ano de 98 quando a barragem de Minaçu no Goiás acabou, a Camargo Correa transferiu muita gente para Tucuruí, foi ai que a Eletronorte teve a idéia de reformar a Tropical. Uma empresa foi contratada para fazer o serviço, que durou poucos meses. Foi  preciso refazer as casas. A empresa optou em deixar a planta das casas no modelo em que já tinha sido construído anteriormente. Assim a tropical continua com aquela mesma cara de sempre. As ruas foram todas recapeadas, abrangendo todas as vilas, inclusive a Permanente que foi beneficiada com asfalto novo.
A Vila  Península ou Vila Militar como também é chamada e que se encontrava na mesma situação da Tropical foi também reformada.  Hoje a Tropical e Península encontram – se habitadas e é raro conseguir casa desocupada, tem que entrar na fila de espera.
Os anos se passaram e pouca coisa mudou, alias se tem algo que mudou foram as pessoas que na maioria são novatas e pouco sabe o quanto este lugar representa para quem morou nele no inicio da cidade.
Para quem foi embora de Tucuruí e não mais voltou deve se perguntar o que será que aconteceu com a vila Permanente. Pois bem, eu te conto em primeira mão, não mudou nada, é isso mesmo, não mudou nada. Vou citar alguns exemplos: A igreja católica, por exemplo, mantém os mesmos trastes e estrutura conservado, o centro comercial pouca coisa alterou, só as lojas que mudaram de nome ou de ramo, a rodoviária não vou nem falar, quem se lembra ai do Supermercado Coopenorte? continua funcionando até os dias de hoje, e o Hospital Regional não tem como deixar de falar dele afinal muito das pessoas que moraram ou moram em Tucuruí nasceram nele, enfim são tantas histórias que não dá pra contar tudo. De fato pode parecer estranho para quem foi embora e depois de muito retornou para visitar a cidade achar que tudo estar diferente, confesso que sim algumas coisas realmente mudaram, mas não foi tanto assim. Poder voltar a Tucuruí e passear pela vila é como viajar no tempo e matar a saudade de momentos bons que jamais será esquecido.

Um forte abraço a todos que tiveram o prazer de morar e conhecer este lugar !!! "

Segue anexo ao email duas fotos antigas da tropical



Nenhum comentário: